ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

29/06/09

ler e depois 5

Genji monogatari

Pois é, meus eventuais leitores, mais cedo ou mais tarde tinha de vir atirar-vos este calhamaço. É que me lembrei que o Verão entrou por aí e há que preparar leituras estivais.
E nisso temos um pequeno problema: ou endoidamos definitivamente e compramos uma braçada de best-sellers que se parecem todos uns com os outros e no fim da leitura nos deixam a boca e a cabeça a saber a papel de música, ou partimos à descoberta de livros que, simultaneamente, nos divirtam, sejam de leitura amena e, já agora, que tenham algum interesse. Este, por exemplo, será o primeiro. Falarei nas próximas semanas de contos e de policiais. Para que se não diga que ler é uma chumbada. Não é mas para a praia há que ter pequenos cuidados.

Ora então “O romance do Genji”: um clássico japonês com cerca de mil anos de idade. Composto por uma dama da corte pertencente ao poderoso clã Fujiwara, o que não é dizer pouco. Como anedota, refira-se que a senhora escreveu não em caracteres ideográficos chineses, como aliás ainnda se usa mas em escrita fonética, o hiragana. Dizem as más línguas que este sistema de escrita foi propositadamente inventado para o sexo feminino que seria incapaz de entender todo o esplendor a escrita ideográfica chinesa! E, já agora, convém referir que apesar de escreverem “em chinês” os japoneses não sabem patavina de tal língua. Só que como a escrita é ideográfica também não precisam de saber…

Agora o que ficava bem, mesmo bem, era contar a história (as histórias, aliás)das aventuras do príncipe Genji e de toda uma série de personagens que povoam este admirável, sensível e irónico quadro duma época de grande refinamento. Mas isso seria roubar-vos metade do prazer. Às armas cidadãs e cidadãos leitores. Ao banho, às sardinhas e à leitura do Genji. Aposto que ainda me irão agradecer esta sugestão de leitura.

Para terminar aqui fica uma historieta verdadeira e primaveril. Em 1986 estava eu em Murnau, na Baviera a aprender alemão. Na minha casa estavam dois amáveis japoneses bastante mais novos que me tratavam com requintada educação. Para eles eu era “Marcero San” com direito a um par de vénias. Falávamos obviamente alemão entre nós. Sucede que, num dia, aparece pelo Goethe Institut uma inteira orquestra chinesa. Por desconhecidas razões os chins comunistas ou algo do género quiseram saber como é que funcionava a bolsa. E é aí que entra em cena este quadro surreal: eles perguntavam escrevendo os tais caracteres ideográficos aos meus dois amigos japoneses. Estes reconvertiam os misteriosos sinais em alemão medíocre para mim. E eu, péssimo conhecedor dos mecanismos da bolsa, retrovertia num alemão ainda pior as minhas respostas sobre essa base da civilização capitalista e ocidental. Um pagode! Os meus japoneses, a cada afirmação minha,exclamavam “Ho” em tom cavo e soturno e, zás, escrevinhavam o que parcamente entendiam em chinês. Os seus crédulos leitores amontoados do outro lado da mesa, chilreavam “Ha!” e “Ho!” mas em puro dialecto cantonês. E agradeciam imenso.



Isto passou-se há vinte e tal anos. Quase o mesmo tempo que a China tem de novo curso económico. Quem sabe se algum desses meus interpostos alunos absorveu os meus mais que duvidosos ensinamentos e hoje, esquecidos o fagote, o violino ou a trombeta, capitaneia uma indústria gigantesca naqueles cafundós.

Mais uma razão para lerem o Genji. Se eu consegui prender a atenção de meia centena de chineses com as aventuras da bolsa em versão lusitana, porque é que vocês não se divertirão com esta maravilhoso romance?


Adenda de Liliana:
O Romance de Genji (Primeira Época: 33 capítulos)- Ed.Exodus,2009-PVP 24€
O Romance de Genji (Segunda época: 21 capítulos)- Ed.Exodus,2009-PVP 24€
O Romance de Genji - Ed. Relógio D`Água, 2008 - PVP 19 €

1 comentário:

NC disse...

Boa tarde.
Há uns tempos li um romance baseado na vida da autora do «Gengi monogarari», que também me pareceu uma agradável leitura de férias.
Aqui ficam os dados:

A História de Murasaki
de Liza Dalby
Edição/reimpressão: 2001
Páginas: 488
Editor: Gótica
ISBN: 9789727920136