ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

26/06/09

hoje e amanhã no Pátio de Letras

1 comentário:

Artur Henrique Ribeiro Gonçalves disse...

É verdade que já vai com algum atraso, mas trata-se do texto completo de apresentação da conferência, enviado para o Gabinete de Comunicação da UAlg, com que se compôs a nota de imprensa de divulgação do evento.

«A arte de contar de Lídia Jorge assenta no prodígio de uma escrita sem limites, que não se confina a nenhuma das categorias literárias canonizadas pelo saber académico tradicional. Estreou-se no romance, revelou-se no conto, exercitou-se no teatro e envolveu-se na história infantil.

Experimentou a poesia e consagrou-se na prosa. Emprestou a voz às palavras escritas, declamadas e cantadas. Em todas as vertentes, conquistou a simpatia dos leitores. Esgotou edições nos mais diversos idiomas. Obteve os mais elevados prémios e condecorações, dentro e fora do país que a viu nascer.

No âmbito do ciclo “Viajantes, Escritores e Poetas – Retratos do Algarve”, destacaremos as principais linhas de força desenvolvidas por Lídia Jorge na totalidade da sua obra romanesca. Os espaços rurais, urbanos e africanos, os reais e os imaginários; as vozes colectivas e as individuais; as visões masculina e feminina da vida, do amor e da morte; os tempos de espera, imitação e mudança de alguns, de memórias, silêncios e ausências de outros, da resistência, inocência e denúncia de uns quantos mais.

A dimensão universal de Lídia Jorge não cabe nas fronteiras acanhadas de uma região de um país ou de um continente. O retrato que dela fizermos terá de ter como pano de fundo obrigatório o próprio mundo, muito embora se possa situar, momentaneamente, na parte mais meridional de um país acariciado pelo sol e banhado pelo mar.»