ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

25/06/09

acabadinho de chegar

O novo romance de Mia Couto: Jesusalém (Caminho)

Jesusalém é seguramente a mais madura e mais conseguida obra de um escritor em plena posse das suas capacidades criativas. Aliando uma narrativa a um tempo complexa e aliciante ao seu estilo poético tão pessoal, Mia Couto confirma o lugar cimeiro de que goza nas literaturas de língua portuguesa.A vida é demasiado preciosa para ser esbanjada num mundo desencantado, diz um dos protagonistas deste romance. A prosa mágica do escritor moçambicano ajuda, certamente, a reencantar este nosso mundo.


Mia Couto
, António Emílio Leite Couto, nasceu na Beira, Moçambique em 1955. É um dos autores africanos de língua portuguesa mais proeminentes e conceituados.

Estreou-se na Poesia com o livro Raiz de Orvalho em 1983. Publicou vários livros de contos, de crónicas e mais de uma dezena de romances.
Premiada várias vezes (1999 - Prémio Vergílio Ferreira, 2007 - Prémio União Latina de Literaturas Românicas, 2007 - Prêmio Passo Fundo Zaffari e Bourbon de Literatura), a sua escrita tem como características distintivas a reinvenção da língua para que esta possa “falar” na sua cultura e enredos tragicómicos envolvendo personagens “modernos” e tradicionais que lhe permitem reflectir de forma poética e crítica sobre realidade moçambicana após a independência. Para além de “mexer” no imaginário das culturas do seu país natal, algumas das suas “estórias” jogam também com a relação entre a cultura moçambicana e a cultura europeia e americana.

Sem comentários: