Manuel Villaverde Cabral
"Manuel Villaverde Cabral (n. Ponta Delgada 1940) é um investigador, ensaísta e universitário português.
Concluiu o Curso Geral dos Liceus em 1957, tendo ingressado no mesmo ano no curso de Arquitectura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, que abandonou logo de seguida, em 1958, para iniciar a vida profissional, primeiro como funcionário público e, depois, como quadro editorial.
Exilado político desde Novembro de 1963 até ao 25 de Abril de 1974 em França, onde continuou a desenvolver actividades profissionais nos meios editoriais e onde retomou os estudos universitários. Em 1968 licenciou-se em Letras Modernas, pela Universidade de Paris.
Após a revolução de 1974, inicia a carreira universitária como assistente do ISCTE-IUL. Em 1979 obtém o grau de Doutor em História, na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales-Université de Paris I, com uma tese intitulada Le Portugal de 1890 à 1914: forces sociales, croissance économique et pouvoir politique. Continuou o percurso como docente no ISCTE-IUL, onde é Professor Associado, que acumula com a função de investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa desde 1982.
Ainda no estrangeiro foi Investigador Visitante da Universidade de Oxford (Calouste Gulbenkian Portuguese Research Fellow, St. Antony’s College) (1976-79); Professor Visitante da Universidade de Wisconsin (Madison, USA) (1986); Professor Visitante da École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris) (1981); Titular da Cátedra de História de Portugal da Universidade de Londres (King’s College) (1982-1995).
Com João Carlos Espada e José Pacheco Pereira fundou, em 1984, o Clube da Esquerda Liberal.
Vice-Reitor da Universidade de Lisboa de 1998 a 2002, colabora regularmente com a imprensa, desde que se iniciou em Setembro de 1957 na página de cinema do Diário de Lisboa, tendo publicado em jornais como o Diário de Noticias, o Comércio do Porto e o Público, bem como revistas culturais tais como a Imagem, Gazeta Musical e de todas as Artes, Távola Redonda, Bandarra, Jornal de Letras, entre outros. Fundou a revista política Cadernos de Circunstância, publicada no exílio, colaborando ainda com a Risco e a Finisterra.
Possui a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade e as Palmes Académiques (França)."
in http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Villaverde_Cabral
É actualmente Presidente do Conselho Directivo do Instituto de Ciências Sociais
Sem comentários:
Enviar um comentário