ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

05/07/09

“RETRATOS DE ABRIL 35 ANOS DEPOIS”

Pátio de Letras – 6 de Julho às 18h00
(co-organização com a Câmara Municipal de Faro)

Apresentação, pelo Dr. Luís Villas Boas e pelo Tenente Coronel José Fontão, do livro “Retratos de Abril 35 anos depois”, de VERÍSSIMO DIAS.

O livro do fotógrafo Veríssimo Dias apresenta mais de 100 retratos dos militares de Abril.

Eduardo Lourenço, num dos textos de abertura, diz que “os ‘heróis de um dia’ envelheceram. Envelheceram bem, como este álbum de magníficas fotografias de Veríssimo Dias o testemunha. Da maneira mais eficaz, o seu autor oferece-lhes e oferece-nos um presente onde um dia único do passado se escreveu na nossa memória”.

“Actuei sem reservas mentais ou ideológicas, procurando fotografar as principais personagens militares ligadas ao 25 de Abril desde a sua génese mais profunda até aos mais marcantes acontecimentos posteriores à madrugada libertadora”, escreveu Veríssimo Dias na introdução do livro.

Veríssimo Dias nasceu a 19 de Abril de 1955 em Angola. Faz o ensino secundário no liceu Salvador Correia em Luanda, participando em conspirações estudantis de 1972/73, razão pela qual foi preso e irradiado do ensino. Logo após o 25 de Abril foi amnistiado e veio para Portugal. É licenciado em Silvicultura e doutorado em Biologia.
Foi, durante muitos anos, professor do ensino secundário e colaborou com universidades portuguesas e estrangeiras.
Actualmente trabalha essencialmente como projector e consultor em matérias ambientais, em particular nos temas relacionados com a água.
Faz fotografia desde a sua juventude e este é o seu primeiro livro de retratos publicado.

Sem comentários: