ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

05/07/09

“Olhão fez-se a si próprio”

Sábado, 11 Julho, 17h30

“Olhão fez-se a si próprio” , o novo livro de António Rosa Mendes editado pela "Gente Singular", apresentado pelos Drs. Fernando Paulo Custódio e Arnaldo Matos

António Rosa Mendes, é professor na Universidade do Algarve. Coordena o Mestrado em História do Algarve e o Centro de Estudos de Património e História do Algarve (CEPHA). Foi presidente de Faro, Capital Nacional da Cultura 2005 e responsável científico do Congresso Olhão, o Algarve e Portugal no Tempo das Invasões Francesas.

Olhão, que começou por ser um aglomerado de míseras palhotas habitadas por gente marítima, em menos de duzentos anos, de meados do século XVII aos inícios do século XIX, fez-se a si próprio freguesia e fez-se a si próprio vila com carácter e personalidade inconfundíveis. Uma fulgurante trajectória que exigiu muita tenacidade, sacrifícios, entusiasmo colectivo, todo um esforço sustentado por sucessivas gerações.

Resistiu aos poderosos inimigos que tudo fizeram por destruí-lo à nascença e depois paralisar o seu crescimento, e no decurso do século XVIII quintuplicou de um para cerca de cinco milhares os seus moradores, substituiu a maioria das palhotas por casas e assentou na pesca do alto e no comércio de cabotagem, lícito ou ilícito, o seu surto económico.

Em 1808, quando os invasores franceses se instalaram em Faro, a cujo concelho pertencia, Olhão era uma consolidada localidade de mareantes dotados de fortíssima vinculação comunitária e a quem o Compromisso Marítimo unificava. E é em Olhão que eclode, a 16 de Junho, o levantamento popular contra os ocupantes e contra as autoridades concelhias que com eles colaboravam. O povo enquanto tal irrompeu dramaticamente na cena pública como sujeito político activo, como força tanto física como moral. Foi pelo povo que Olhão se fez a si próprio.

Tal a história que neste livro se conta.

1 comentário:

jorge disse...

Uma obra fundamental para compreender a história de Olhão e a sua relação com Faro. Mais uma vez a livraria Pátio de Letras está de parabéns e assume a liderança na divulgação da cultura em Faro.