ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

17/06/12

LUÍS FILIPE CASTRO MENDES PREMIADO COM "LENDAS DA ÍNDIA"

«Publicado pela Dom Quixote em Junho de 2011, o livro Lendas da Índia, do poeta e ficcionista Luís Filipe Castro Mendes, acaba de ser distinguido com o Prémio António Quadros, atribuído pela Fundação com o mesmo nome. De acordo com os membr...os do júri, José Carlos Seabra Pereira, António Cândido Franco, Fernando J.B. Martinho, Nuno Júdice e Pedro Mexia, Lendas da Índia inscreve-se no “horizonte de um diálogo de culturas, com aspectos relevantes do pensamento universalista e da abertura de espírito do patrono deste Prémio (…) dando prossecução a um trajeto literário de grande qualidade estética.” Para o júri, Lendas da Índia versa sobre a identidade “sem complexos históricos com o passado dos Descobrimentos.”
Tal como o nome o indica, trata-se de um livro que reúne um conjunto de poemas sobre a Índia ou sobre outros temas descritos com o olhar de quem viveu naquele país.

Luís Filipe Castro Mendes nasceu em 1950, em Idanha-a-Nova. Formado em Direito pela Universidade de Lisboa (1974), estreou-se em 1983 com o livro de poesia Recados. Em 1984 publica a ficção Areias Escuras e no ano seguinte regressa à poesia com Seis Elegias e Outros Poemas, galardoado com o Prémio da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto. Publica ainda Ilha dos Mortos (1991), Viagem de Inverno (1993), O Jogo de Fazer Versos (1994), Modos de Música (1996), Outras Canções (1998), Poesia Reunida (1985-1999) e Os Dias Inventados (2001).

O Prémio António Quadros foi criado com o objectivo de evocar a obra e o pensamento de António Quadros (1923-1993) e distinguir, encorajar e divulgar o pensamento português nas sua múltiplas expressões e géneros, tarefa a que o pensador dedicou grande parte da sua actividade intelectual.

Luís Filipe Castro Mendes sucede a Afonso Rocha, que no ano passado recebeu o Prémio pelo seu ensaio Natureza, Razão e Mistério Para Uma Leitura Comparada de Sampaio.»

fonte: Leya

Sem comentários: