ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

25/05/11

6ª f, dia 3/6, às 21h30 - NOITES DE SOCIOLOGIA: A SOCIOLOGIA; O LAZER E O TURISMO

A Associação Portuguesa de Sociologia (APS) nasceu em 1985, na altura com 30 sócios. Em 25 anos de existência, tornou-se uma das maiores associações de sociologia a nível mundial, contando actualmente com 2296 sócios activos.
Como associação científica e profissional, a APS tem-se afirmado como um espaço partilhado de conhecimento, de debate e de troca de experiências, sempre com o objectivo de promover, encorajar e dinamizar o desenvolvimento da sociologia e da profissão de sociólogo. Entre muitas outras actividades, na senda da contribuição para criar oportunidades de diálogo, organiza, desde 1999, as “Noites de Sociologia”, iniciativa que tradicionalmente decorre em locais públicos, num ambiente que associa a troca de pontos de vista com a informalidade e convivialidade.

A próxima edição das “Noites de Sociologia”, que se realiza na Livraria Pátio das Letras, no dia 3 de Junho, tem a co-organização da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e traz a debate A Sociologia, o Lazer e o Turismo. O painel conta com as seguintes participações:

Luís Baptista (CesNova – FCSH-UNL) - O apelo lúdico: a importância do lazer e dos seus territórios

Figueiredo dos Santos (FEUALG), intervenção sobre ”Turismo residencial”

Carla Sousa (ESHT- UALG), intervenção sobre “Turismo e Patrimonialização”

Fernando Bessa (CETRAD-UTAD) - Mas o que é o “turismo sexual”? Imagens, erotismo e interesse em lugares turísticos

Moderador: João Filipe Marques (FEUALG)

Comentador: Manuel Carlos Silva (Presidente da APS)

Notas biográficas dos oradores:

Luís Vicente Baptista é Professor catedrático na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). Tem desenvolvido investigação e coordenado estudos em várias áreas, com destaque para a sociologia urbana, área em que é especialista e em que mais tem publicado. Actualmente assume funções de subdirector da FCSH e de director do CesNova. Foi presidente da Associação Portuguesa de Sociologia.

José Manuel Figueiredo Santos é Professor Coordenador da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, da Universidade do Algarve, Doutor em Sociologia, especialidade Sociologia da Cultura, pela Universidade Nova de Lisboa. Após um período de prática profissional como Administrador Hoteleiro, onde começa a interessar-se pela Sociologia do Lazer, dedica-se ao ensino de disciplinas na área das Ciências Sociais, nomeadamente da Sociologia do Turismo.

Fernando Bessa é Professor auxiliar na Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Entre outras actividades, é actualmente director do ciclo de estudos em Turismo. A prostituição feminina em Portugal e em Espanha e as relações entre turistas europeus e mulheres no nordeste brasileiro constituem dois dos seus principais interesses de investigação, tendo já publicado sobre estes tópicos diversos livros, capítulos de livros e artigos em revistas portuguesas e brasileiras.

Carla Almeida é Doutorada em Antropologia e Professora na Escola de Gestão Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. Tem vindo a estudar as relações entre o património e turismo. No Algarve estudou a patrimonialização em espaço rural. Mais recentemente fez trabalho de campo em Moçambique, através da sua participação no projecto de investigação «Castelos a Bombordo», financiado pela FCT, sobre o processo de turistificação de um local classificado pela Unesco, como Património Mundial. Neste momento está em processo de iniciação de investigação na região Algarve, sobre a temática, Museus e as comunidades (local e residentes estrangeiros).

Sem comentários: