ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

11/11/09

Isabel Baraona - “folhas, páginas e outros desenhos”

6ª f dia 13, 22h - Pátio de Letras

A autora fará uma apresentação da sua obra, onde os seus livros de artista estarão à disposição do público.
Introdução por Vasco Vidigal (Artadentro)

No dia seguinte, sábado, pelas 18h, na Artadentro, Isabel Baraona apresentará um vídeo e desenhos originais, destinados a publicação, integrando a série “os Livros de cores”.
"Isabel Baraona (Cascais, 1974), estudou escultura, pintura, vidro e desenho, no Ar.Co (1993/96), enquanto completava o Bacharelato em Artes Decorativas na ESAD/FRESS (1994/97), em Lisboa. Estudou peinture et recherches tridimensionnelles, na ENSAV / La Cambre, Bruxelas, Bélgica (1997/2002) e fez a Pós-graduação em Pintura na FBAUL (2005/06). A sua obra é exibida publicamente desde 2001, individual e colectivamente, em Portugal e na Bélgica. Actualmente é docente na ESAD.CR, Caldas da Rainha.

Já quando em 2003, Isabel Baraona apresenta a série de pinturas intitulada “tu es mon pays”, a superfície pictórica apresenta-se sobretudo como memória do processo do fazer, como uma paisagem marcada e reveladora da acção do tempo. Mais tarde, é já o “subsolo” íntimo afectado pelos fenómenos exteriores, que motiva a sua obra.

Esta deriva introspectiva passa, então, a ser servida pelo desenho como forma privilegiada de investigação e inventariação de si na sua condição de jovem mulher. Logo aí, o manuseamento da tesoura, da agulha, da linha e a mancha vermelha no tecido, investigam códigos de separação dos sexos, sobretudo os que socialmente determinam o feminino. Depois, assumida plenamente a condição adulta, ainda que não abandonando o recorte e a colagem, é sobre o papel bidimensional que o lápis, o aparo ou o pincel, se impõem como meios de exteriorização de um mundo improvável, fantástico, terno e terrível, em que a maravilha da fábula se confronta com a crueldade e o medo, e em que o sonho é sempre perturbado pela crua realidade. "


texto Artadentro

Sem comentários: