ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

14/03/09

Mensagem da eurodeputada ANA GOMES

Recebemos da eurodeputada Ana Gomes, para ser lido na abertura da sessão de hoje, sábado 14, no Pátio de Letras:


De: GOMES Ana Maria
Enviada: sábado, 14 de Março de 2009 15:24
Para: omundoemgavetas@gmail.com
Assunto: Mensagem para assistência


Minhas caras Amigas e Amigos,


Pai é como Mãe: só temos um. E o meu morreu esta semana, apesar de aparentar estar cheio de saúde. Morreu inesperadamente. Morreu como viveu nos últimos anos: sem dar trabalho a ninguém.

Compreenderão, assim, que vos apresente as minhas desculpas por não poder estar aí convosco hoje. Não estou ainda refeita - se algum dia nos refazemos destas duras partidas que a vida nos prega - e não tenho por isso ânimo para animar debates sobre nenhum tema.

Nem mesmo sobre a experiência de terreno que procurei transmitir nos textos compilados no livro diante de vós, e a que dei significativamente o mesmo título "Todo o terreno". O livro inclui boa parte dos artigos que fui escrevendo e publicando ao longo de quatro anos de trabalho como deputada socialista portuguesa no Parlamento Europeu. Escrevo sobre muitos temas em que me empenhei no PE e sobre os quais continuarei a empenhar-me onde quer que esteja. Reflectir, tomar posição e escrever sobre esses diversos assuntos da vida nacional e internacional não resultou apenas da necessidade de exercer a tripla cidadania portuguesa, europeia e global que reivindico: teve origem, também, no sentido do dever de prestar contas aos portugueses que me elegeram.

Como poderão verificar, não escrevo muito no livro - introduzo, num único artigo, o tema dos chamados "voos da CIA". Ao contrário do que alguns pretendem, não vivo obcecada pelo assunto. Sobre essa matéria guardo-me para o final da investigação judicial em curso, em novo livro que já comecei a escrever.

O programa de subcontratação da tortura que está por detrás dos chamados "voos da CIA" não é tema divertido, mas é preciso falar e escrever sobre ele, porque o que está em causa é demasiado sério para calarmos:os direitos humanos, a eficácia da luta contra o terrorismo, a democracia e os "armados em democratas" que nos dão cabo do Estado de direito que tanto nos custou a conquistar e ainda nos custa a construir e defender....

Decerto que a presença aí, convosco, do meu editor e Amigo Rui Costa Pinto - que enquanto profissional do jornalismo se interessou a fundo pelo assunto e por isso pagou um alto preço - oferecerá o ensejo de esclarecer muitas questões que entendam colocar.

Eu, para já, só posso prometer que não faltarei ao encontro de todas e todos vós, nesse mesmo espaço, para discutir esse ou outro tema de interesse, mal os meus queridos Amigos Liliana e José António me proponham novo desafio e novas datas. Para eles, em especial, pelas saborosas lembranças dos nossos velhos tempos, pelo seu convite e pela sua benevolência em compreender a minha incapacidade de afinal lhe corresponder, vão os meus mais afectuosos agradecimentos.

Ana Gomes

Sem comentários: