ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

01/03/09

De novo no Pátio: Porquê Ler Marx Hoje?


Porquê Ler Marx Hoje?, de Jonathan Wolff

Marx já não tem nada a dizer-nos? Valerá a pena voltar a lê-lo? Na verdade, Marx parece ter-se tornado um anacronismo: o falhanço dos regimes marxistas arrastou-o inequivocamente para uma zona proibida; a queda do Muro de Berlim é hoje o símbolo da queda das políticas e economias marxistas.

Neste livro, Jonathan Wolff, filósofo não marxista inglês, defende que Marx continua a ser o mais impressionante crítico de sempre da sociedade liberal, capitalista e burguesa, e que se deve separar o “crítico da sociedade actual” do “profeta da sociedade futura”. O valor dos grandes pensadores não depende apenas da verdade ou validade das suas teorias e Marx é dos maiores pensadores de todos os tempos. Merece, evidentemente, continuar a ser lido.

Este livro parte dos seminários sobre marxismo leccionados por Jonathan Wolff no University College de Londres e aborda, de forma perfeitamente inteligível para qualquer leitor, o pensamento de Karl Marx.

JONATHAN WOLFF é Professor de Filosofia no University College de Londres. É autor de Uma introdução à Filosofia Política e co-autor de uma colecção sobre Pensamento Político da Oxford University Press.

Porquê ler Marx hoje?... hoje que os neo-ultra-liberais e os neo-ultra-conservadores reclamam: o Estado que pague a crise!

Sem comentários: