ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

21/05/10

6ª f 21 de Maio, às 21h30 - Artes e Comunicação

clicar na imagem para aumentar



CIAC apresenta Ciclo Artes e Comunicação

No dia 21 de Maio às 21h30, no Pátio de Letras, o Ciac (Centro de Investigação em Artes e comunicação) da Universidade do Algarve organiza o primeiro evento do Ciclo Artes e Comunicação, que consta de sessões de lançamento dos livros publicados pelo Centro.

Nesta primeira edição, o Ciclo Artes e Comunicação conta com o lançamento dos livros Nas margens. Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais organizado pela Profa. Gabriela Borges e A máquina encravada. A questão do tempo nas relações entre cinema, banda desenhada e contemporaneidade, do Prof. Bruno Mendes da Silva.

A antologia Nas margens. Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais, com org. de Gabriela Borges,  é o primeiro livro da colecção Artes e Media criada a partir de um protocolo entre a Editora Gradiva e o Ciac. Os textos que compõem a antologia abordam processos da criação artística e tecnológica, tanto autorais quanto interactivos, nas suas relações com o ensino, a prática, a teoria e a crítica. Explicitando com isso os limites intersticiais entre diferentes formas de expressão e ressaltando as suas margens, que não estão apenas nas bordas, mas também no interior das próprias manifestações artísticas e comunicacionais.

A apresentação do livro será realizada pelo ensaísta, professor e programador cultural da Fundação Calouste Gulbenkian, António Pinto Ribeiro.

O livro A Máquina Encravada. A questão do tempo nas relações entre cinema, banda desenhada e contemporaneidade foi publicado pela Editorial Novembro e trata de uma versão mais reduzida da tese de doutoramento em Literatura e Cinema apresentada pelo autor, Bruno Mendes da Silva,  na Universidade do Algarve. Através de pistas encontradas em meios tão distintos como Cinema, Banda Desenhada, Videojogos e Metaversos, A Máquina Encravada prossegue uma noção de temporalidade pós-moderna. Tendo como ponto de partida Taxandria (cidade que parou no tempo) esta procura transdisciplinar visita os conceitos de neo-nomadismo, retenção espacial, simulacro e hiper-realidade.

O livro será apresentado pela coordenadora do Ciac, Profa. Mirian Tavares, que também foi a orientadora da tese.

Mais uma iniciativa do Ciac a não perder!!

Sem comentários: