ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

12/01/10

Domingo 17 Janeiro, 17h

VIAGEM ATRAVÉS DA LUZ e POESIA VISUAL

apresentação, pelo Prof. Doutor Vilhena Mesquita, do novo livro de José Vieira Calado (*), em simultâneo com inauguração de exposição de obras - “poesia visual” – do mesmo autor algarvio.
(clicar na imagem para aumentar)

(*) - aditamento: por cortesia do Prof. Doutor Vilhena Mesquita, pode ler aqui o texto que, não obstante não ter sido lido, serviu de base à apresentação.
 
José Vieira Calado nasceu em Lagos, em 1938. Estudou em Lagos, Portimão, Faro e Lisboa. Em 1961 publicou o seu primeiro livro de poesia e, no ano seguinte, “Os Sinais da Terra”, que viria a ser proibido pela censura. Esse episódio esteve na origem da sua partida primeiro para Londres e depois para Paris, onde frequentou a Universidade de Vincennes. A seguir ao 25 de Abril, tendo completado o curso, voltou a Portugal, para o ensino oficial e publicou “Poema para Hoje”.
Poesia, livros e outros trabalhos de Vieira Calado: http://www.vieiracalado-poesia.blogspot.com/

Sobre a exposição de poesia visual Vieira Calado (2005) eis o que escreveu Cristiano Cerol: http://cerol.net/arteburguer/cul/exp/exp09/exp-09calado.htm
Em Faro ficou especialmente conhecido pelo seu livro sobre os episódios ocorridos nos anos 50, em Faro, envolvendo o cão Merdock. Nas palavras do autor:
“Merdock era um cão singular e deu origem, em Faro, a uma extraordinária manifestação de solidariedade que culminou na sua libertação.”No livro relembram-se os factos e as personagens envolvidas. Capa do livro e mais informação: http://merdock-litoral.blogspot.com/

Sem comentários: