ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

27/03/12

Francisco Teixeira da Mota apresenta “Henrique Galvão, um Herói Português”
















No sábado, 31 de Março, às 16h00, acontece no Pátio a apresentação do livro “Henrique Galvão, um Herói Português”, pelo autor, Francisco Teixeira da Mota.

Advogado, colunista em jornais nacionais de referência, e defensor dos direitos humanos, Francisco Teixeira da Mota vem ao Pátio falar da história deste “homem corajoso, sem medo dos poderes instalados que atravessou de forma desassombrada o século XX”.

Sobre o autorFrancisco Teixeira da Mota nasceu em Lisboa, em 1954. É licenciado pela Faculdade de Direito pela Universidade de Lisboa e pós-graduado pelo Instituto da Comunicação Social, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Colaborador de O Independente, é colunista do jornal Público desde a sua fundação e foi co-autor, com Paula Moura Pinheiro, de “Falatório”, programa semanal da RTP 2 dedicado à justiça. Participa actualmente no programa semanal de debate sobre a actualidade da TVI, "A Torto e a Direito", emitido aos sábados à noite.

É autor das obras “Henrique Galvão”, “Escrever Direito”, “Faça-se Justiça!”, “O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem e a Liberdade de Expressão” e “Alves Reis”.

Sobre Henrique GalvãoMilitar português, nascido em 1895 e falecido em 1970, foi administrador nas colónias e deputado à Assembleia Nacional durante o Estado Novo. Por volta de 1950, afastou-se do regime; foi preso em 1952, acusado de acções conspirativas, evadindo-se em 1959. Comandou depois operações armadas contra o regime, como o sequestro do paquete "Santa Maria", em 1961, que teve forte repercussão internacional.

É autor de várias obras literárias, como “Em Terra de Pretos, Crónicas d'Angola” (1929), “Revolução” (1931), “Contos Africanos” (1934), “Impala, Romance dos Bichos do Mato” (1946), “Pel”e (1958), entre muitos outros. Recebeu o 1º Prémio de Literatura Colonial por “O Velo d'Oiro”, e o Prémio de Literatura Colonial por “Terras do Feitiço” e “O Sol dos Trópicos”.

Sem comentários: