ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

21/01/11

Rui Cardoso, autor de Invasões Francesas, 200 ANOS, Mitos, Histórias e Protagonistas

Rui Cardoso nasceu em Lisboa, em Agosto de 1953. Licenciou-se em engenharia no Instituto Superior Técnico em 1977, mas a sua vida profissional foi feita no jornalismo.
Pertenceu à Redacção do saudoso «Diário Popular», de 1977 a 1988 passando, depois pelo semanário «Independente» e pela revista «Face».
É jornalista do Expresso desde Dezembro de 1989, tendo estado na génese do Guia de Portugal, Guia das Cidades, Guia das Mais belas Viagens de Comboio e outros lançados por este semanário entre 1995 e 2003.
É atualmente editor da secção Internacional do Expresso e editor-executivo da revista Courrier Internacional.

Publicou, entre outros livros, uma obra sobre passeios a pé, chamada «Portugal Passo a Passo» (com Abel Melo e Sousa nas Edições Afrontamento, 2002). Seguiu-se o «Roteiro do Turismo Científico em Portugal» (Assírio e Alvim, 2007). Depois, outro livro sobre passeios a pé, agora nas vias férreas desativadas que foi «Pelas Linhas da Nostalgia» (Edições Afrontamento, 2008, com Mafalda César Machado).

O seu último livro - «Invasões Francesas, 200 ANOS, Mitos, Histórias e Protagonistas»-, editado pela Imprensa Nacional/Casa da Moeda, trata um dos episódios-chave da História de Portugal, através da evocação de episódios envolvendo, não tanto as grandes figuras, mas as pessoas comuns. E confrontando os pontos de vista dos diferentes intervenientes, quer portugueses e ingleses, quer franceses.
Não é um livro de História mas um livro de histórias sobre a História.

Rui Cardoso fala amanhã deste tema que tão bem domina. É no Pátio de Letras às 16h30.

Sem comentários: