ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

17/02/09

John Updike

John Hoyer Updike(1932-2009) foi escritor, crítico literário e jornalista. Tornou-se famoso e reconhecido mundialmente com a séria de romances Rabbit, iniciada em 1960, na qual se segue a vida do jogador de basquetebol Harry 'Rabbit' Angstrom. Esta série, escrita num período de mais de trinta anos, levou o autor a ganhar por duas vezes o Prémio Pulitzer. Também de sua autoria é o romance As Bruxas de Eastwick, escrito em 1984, o qual se tornou num best-seller e num sucesso de cinema.

Considerado um dos grandes romancistas contemporâneos norte-americanos, faleceu em 27 de Janeiro de 2009, em Beverly, no estado de Massachussets, onde residia.

No The Times, Philip Roth disse que o vencedor do Prémio Pulitzer era "o maior homem de letras do nosso tempo, um tão brilhante crítico literário e ensaísta quanto romancista e contista". E acrescentou: "Ele é, e será sempre, um tesouro nacional de não menos importância do que o seu precursor do século XIX, Nathaniel Hawthorne. A sua morte é uma perda incomensurável para a nossa literatura."

Ian McEwan também se pronunciou após a morte do autor: "Ele mostrou-nos, tal como os escritores do século XIX, que era possível ser um escritor sério e um escritor popular ao mesmo tempo. Muitas das suas personagens são homens comuns - Rabbit não é um intelectual, é um tipo até um bocado baixo."

Algumas das obras traduzidas para Português

As bruxas de Eastwick, Círculo de Leitores, 1987 ; Uma questão de confiança, Difel, 1988; O Centauro, Europa-America, 1988; A Feira, Círculo Leitores, 1971; Escala de música, Civilização, 1969 ; O terrorista, Civilização, 2006; Brasil / John Updike, Civilização, 2006; Corre, coelho, Civilização, 2007; Procurai a Minha Face, Civilização, 2007; Coelho enriquece, Civilização, 2008.


texto (e recolha de informação): Pedro Afonso

1 comentário:

Texto-Al disse...

grande autor.

pus um poema em sua homenagem no blogue do texto-al há uns dias. é apenas algo que fica para nos recordarmos dele.

Tiago