ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

12/02/09

Coelhos há muitos

É frequente estar na minha labuta diária, portátil no colo, com a Sic Notícias em fundo, não porque esteja a dar-lhe particular atenção, mas porque a ligo para ouvir as notícias e logo de seguida, concentrada já no écran do pc e no teclado, "desligo" a atenção e esqueço-me de a apagar ou mudar para o Mezzo, até arrebitar de orelha ao dar-me conta de que é já a enésima vez que ouço a mesma notícia e os mesmos comentários.
Mas hoje o que me fez reparar no que se passava, afinal, na caixinha mágica, foi o eco de algumas vozes menos politicamente correctas do que o habitual - estava a dar (em repetição, creio) o programa de economia "Negócios da semana", desta feita não apenas com um convidado mas sim com três, e que três: Bagão Félix, Fernando Ribeiro Mendes e Diogo Leite Campos.
O tema era, pelo que ouvi, a actual crise económica, as "medidas Obama" e as "medidas Sócrates".
Do que disse o ex-secretário de Estado não me ficou lembrança (deve ter falado mais durante o período em que não estava a dar atenção, só isso); mas recordo como o ex-ministro das Finanças zurziu forte mas não feio nas medidas anunciadas pela governança e no acriticismo da comunicação social; e lembro sobretudo a surpresa que foi ouvir o fiscalista Diogo Leite Campos dizer que o modelo social e económico actual estava esgotado, ilustrando a afirmação com referências à história do "coelho" de Updike, que na sua trilogia e, especialmente em "O coelho enriquece", tão bem retrata o que é esse sistema, no qual se alicerça (ou alicerçava...) o modo de vida da classe média americana, paradigma de felicidade e bem estar emulado por todo o ocidente.

Surpresa porque não esperava ouvir tal referência literária naquele programa, surpresa pela coincidência - recebemos esta semana, finalmente, os livros de Updike (pedidos antes do seu recente falecimento, faço questão de registar...), surpresa finalmente porque Leite Campos rematou a explicar porque é que quando queria perceber o que estava "por detrás das coisas" se lembrava sempre dos ensinamentos de Marx... não deve ser o único, afinal o livro "Porquê ler Marx hoje" não pára muito tempo nas estantes do Pátio de Letras !

Para quem não viu o programa deixo o link para o vídeo aqui (as referências acima mencionadas começam ao minuto 23:35)

1 comentário:

M.C.R. disse...

DLC crersceu. Tarde, bastante tarde para quem o conhece desde os anos 60 em coimbra. antes tarde do que nunca dir-se-á mas não deixa de ser curioso ver como quarenta anos depois ele descobre alguma virtude nas referencias teóricas da esquerda.