ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

29/09/10

"Eu Roubei o Sta. Maria" - apresentação e debate

com José António Barreiros e Camilo Mortágua

Sáb. 2 Out., 21h30 (clicar na im agem para aumentar)


Escrito em 1972, agora traduzido enfim para a língua portuguesa, é o relato do assalto ao navio “Santa Maria”, praticado por um comando revolucionário luso-galaico, o DRIL, em Janeiro de 1961.

Escrito por “Jorge Soutomaior”, nome de guerra do activista galego José Fernández Vázquez, nele se fazem revelações inéditas sobre o acontecimento que se liga com o início da insurgência em Angola, a 4 de Fevereiro.

Livro polémico, mostra as contradições políticas da operação, os conflitos de personalidade do autor com o capitão Henrique Galvão que passou para a História como tendo sido o estratega e o líder do acto. O que “Eu roubei o Santa Maria” desmente. O drama histórico e a tragédia humana fluem ao longo da escrita de uma aventura que custou a vida ao piloto do navio, Nascimento Costa.

José António Barreiros traduziu e apresentará a obra que prefaciou referente ao que foi denominado como “Operação Dulcineia”.

Camilo Mortágua, que com Henrique Galvão, integrou o comando revolucionário do DRIL, participará no debate, evocando a sua memória e a sua vivência pessoal que já confiou a um livro de memórias que editou.

Sem comentários: