15 de Novembro, às 18h30: em directo, no Pátio de Letras / Barti Bar, via streaming da Fundação Calouste Gulbenkian: conferência que terá lugar em Lisboa, no auditório 2 FCG, no quadro do Programa Gulbenkian Próximo Futuro, onde Lilian Thuram irá apresentar a Fundação Lilian Thuram , bem como a sua Comissão Científica e as suas principais atividades desde 2008 (ano da sua criação), participando depois no debate com o público sobre as várias formas de racismo.
org. Pátio de Letras & Barti Café, com Dra. Anabela Afonso - Teatro Municipal de Faro
org. Pátio de Letras & Barti Café, com Dra. Anabela Afonso - Teatro Municipal de Faro
Não nascemos racistas, tornamo-nos racistas. Esta verdade constitui a pedra angular da Fondation Lilian Thuram – Éducation contre le racisme.
Dado que o racismo é uma construção intelectual e, sobretudo, política, temos de ter consciência que a História nos condicionou, de geração em geração, a considerarmo-nos sempre como negros, brancos, magrebinos ou asiáticos…
É importante que percebamos como é que os preconceitos foram criados para que os possamos destruir. As nossas sociedades devem compreender, porém, a simples ideia de que a cor da pele ou o sexo de uma pessoa não definem a sua inteligência, a sua língua, a religião praticada, as capacidades físicas, nem o que gosta ou detesta. Todos nós conseguimos aprender o que quer que seja, tanto o pior como o melhor.
Programa Próximo Futuro
Informação em: http://www.proximofuturo.gulbenkian.pt
Jornal em pdf.:
Sem comentários:
Enviar um comentário