ABRIMOS NOS DOMINGOS 15 e 22 DEZ.

Aberto de 2ª a Sábado
das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30
abrimos à noite para as sessões agendadas

AGENDA

31/10/08

6ª f, 7 Novembro, 17h00

Discursos e Práticas de Qualidade na Televisão - de Gabriela Borges e Vítor Reia-Baptista, professores da Universidade do Algarve.
Apresentação pelo Dr. Eduardo Cintra Torres, professor na Universidade Católica e crítico de televisão no jornal O Público.

O que é qualidade em televisão? Esta antologia oferece a mais ampla abordagem sobre as investigações que estão a ser desenvolvidas em Portugal, Brasil, Espanha, Argentina, México, Inglaterra e Itália e apresenta todos os enfoques que são negociados na discussão do conceito, nomeadamente de ordem política, económica, social, cultural, ética, estética e pedagógica.

A primeira parte, Discursos de Qualidade, apresenta aspectos da definição da qualidade em televisão, contextualiza o desenvolvimento histórico de sistemas e modelos de radiodifusão, assim como as políticas adoptadas para a regulação do meio. Além de discutir aspectos pedagógicos e ressaltar a importância da aquisição de competências pelos telespectadores para que tenham uma atitude mais crítica perante o que consomem diariamente na televisão. Uma televisão de qualidade só se efectivará quando os telespectadores exigirem esta qualidade. A segunda parte, Práticas de Qualidade, centra-se na apresentação de metodologias de análise dos programas. No campo das narrativas ficcionais, dos programas infantis e do jornalismo, os autores analisam programas que se destacam pela sua preocupação ética, estética, pedagógica e/ou informativa.

Na comemoração dos 50 anos da Rádio e Televisão de Portugal, este livro contribui para a discussão do conceito de qualidade, e apresenta definições de parâmetros e critérios de avaliação a partir dos discursos e das práticas do meio televisual.
 
Fonte: Ed. Livros Horizonte

Sem comentários: